24 de Dezembro de 2008, noite de Natal, a casa da avó nas Ardias estava cheia, os miúdos faziam o barulho normal de quem tinha acabado de receber as prendas.
Tudo tinha corrido pelo melhor, mesmo durante o dia, tudo foi relativamente calmo.
No meio de toda a “confusão” familiar de uma noite de Natal, pareceu-me ouvir a sirene dos bombeiros a tocar, dirigi-me a uma janela e os meus ouvidos não me enganavam, a sirene “chamava” por nós e pelo toque dava a entender que de um incendio urbano se trataria, o relógio marcava 23h58.
Avisei a familia e dirigi-me para o meu carro, e rapidamente cheguei ao quartel, à minha chegada ainda não havia ninguém para sair para a ocorrência.
O chefe Vitorino indicou-me para tirar a VSAT para fora para irmos ajudar os colegas de Penafiel num acidente em Oldrões.
Assim foi depois que chegaram os primeiros bombeiros ao quartel avançamos para o local. Estava uma noite super fria, e na estrada havia algum gelo que tornava a nossa viagem num risco de acidente muito grande, mas com todos os cuidados acabámos por chegar ao local.
Bem, quando lá chegamos deparámo-nos com um cenário que parecia ter sido tirado de um filme, com dois carros envolvidos, em que um deles estava completamente desfeito.
Pelo que viemos a saber os feridos envolvidos eram primos e amigos chegados, que teriam combinado irem com um deles entregar uma prenda ao filho em Paredes, infelizmente já não chegaram ao destino.
Fizemos o nosso trabalho, desencarceramos e efetuamos manobras de limpeza no local.
Deste acidente resultaram dois feridos ligeiros, um grave e uma vitima mortal, para o local foram enviados meios do C.B de Penafiel, Paço de Sousa, Entre-os-Rios e um helicoptero do Inem.
Vim a saber que este acidente terá resultado de uma ultrapassagem e muito provavelmente também por excesso de velocidade, toda a gente sabe que esta estrada infelizmente é rica em acidentes e atropelamentos, e apesar do local que ocorreu o acidente ser uma recta que convida a pisar no acelerador, esta é uma zona com um limite de velocidade de 50 Kmh.
Deixo aqui um apelo não só aos condutores que nela transitam mas também aos peões, tenham o máximo de cuidado porque infelizmente nesta estrada os acidentes são uma constante.
Também gostava de deixar aqui um pedido aos colegas bombeiros de Penafiel e Paço de Sousa, vocês que foram os primeiros a chegar ao local, deixem aqui os vossos testemunhos, os pormenores que entenderem relevantes, para que os visitantes da página saibam o que nós fazemos no nosso dia a dia, afinal de contas é isto que nós fazemos, deixamos as nossas familias para trás na noite de Natal, para socorrermos e ajudarmos quem precisa de nós.
E é por isto mesmo que devemos ter muito, muito orgulho em sermos BOMBEIROS..